DC-2015 | Entrada

Image: DC2015 Banner Logo

Metadados e Acesso Ubíquo à Cultura, Ciência e Humanidades Digitais

1-4 Setembro 2015, São Paulo, Brasil

RESUMO: A necessidade de metadados estruturados para apoiar o acesso ubíquo em toda a Web à abundância de recursos que abrangem as culturas, a ciência, e as humanidades digitais agora é de conhecimento comum entre os projetistas de sistemas de informação e implementadores. Metadados estruturados expressos através de linguagens de descrição tornam possível para nós "falar" sobre o conteúdo dos nossos tesouros escondidos. Mas, como todas as línguas humanas, as linguagens de descrição ativam ou isolam. O esforço é para romper o isolamento das unidades organizacionais de metadados em que os profissionais inevitavelmente projetam, implementam e gerenciam metadados, buscando descobrir as interseções de nosso capital de recursos motivadores do discurso de hoje e da prática emergente em metadados. Na Web massivamente integrada surgem presenças como a Europeana e a Digital Public Library of America (DPLA), juntamente com a remodelação do acesso do público em nível mundial por meio de mecanismos como Linked Data e schema.org conduzindo nossas conversas, nosso entusiasmo e nossos medos.

Image: English Translation Logo

Todos os anos a comunidade DCMI se reúne para a sua reunião anual (Annual Meeting) e a conferência internacional (International Conference on Dublin Core & Metadata Applications). A agenda de trabalho da comunidade DCMI é ampla e abrangente em todos os aspectos de inovação em design de metadados, implementação e melhores práticas. Enquanto o trabalho da Iniciativa cresce ao longo do ano, a reunião anual e a conferência proporcionam a oportunidade para "cidadãos" DCMI, bem como os recém-chegados, estudantes, aprendizes e profissionais em início de carreira se reunirem presencialmente para o compartilhamento de experiências e de conhecimentos. Além disso, o encontro promove a reunião de iniciativas dos setores público e privado que fazem um trabalho significativo com metadados para além da DCMI, para em conjunto, trocarem ideias e terem uma visão mais ampla sobre seus ambientes particulares no trabalho com metadados. Com o encontro das comunidades de metadados, a DCMI avança em seu "objetivo principal", o de promover a interoperabilidade e a harmonização de metadados. Este ano, a reunião anual e a conferência estão sendo organizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e serão realizadas em São Paulo, Brasil.


Junte-se a nós & siga a DC-2015: Image: Lanyrd Logo no « Lanyrd » & Image: Twitter Logo no « Twitter »


DCMI logo Programa Técnico

Trabalhos revisados por especialistas, Relatos de Pesquisa & Pôsteres

  • Notificação do autor: 23 Junho 2015
  • Versão final: 28 Julho 2015

DCMI logo Programa Profissional

Sessão Especial & Painéis

  • Notificação do autor: 25 Abril 2015

Pôsteres de Melhores Práticas & Oficinas

  • Data final para submissão: 14 Julho 2015
  • Notificação do autor: Sempre aberto
Image: Best Practice Posters Logo

A secção de Demonstrações & Posters de melhores práticas (não revista pelos pares) fornece aos profissionais que trabalham em soluções inovadoras nas suas organizações em problemas relacionados com metadados, a oportunidade de procurar feedback e ajuda da comunidade, e de apresentar ainda os seus trabalhos e resultados. Encorajamos os profissionais que trabalham com metadados e as organizações, incluindo bibliotecas, museus e arquivos, a submeterem o seu trabalho. Enquanto esta secção não for revista por pares, é possível fazer a citação dos posters e dos recursos de demonstração, assim como dos seus resumos alargados, eles tornarão-se-ão parte do registo permanente da conferência. São aceites submissões a esta secção até 14 de Julho de 2015.

O envio de propostas pode já ser feito em http://purl.org/dcevents/dc-2015/cfp.

 

  Professional Program Activities  

Para além do programa técnico (a ser anunciado no próximo mês), a DC-2015 fornece um conjunto de Workshops de desenvolvimento, tutoriais e sessões especiais orientadas para os profissionais.


Workshops, tutoriais e sessões especiais Pré-/Pós-Conferência


Developing Application Profiles Título: Desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados
Dia/Hora: Terça, 1 de Setembro; 8:30-17:30
Formadores: Thomas Baker, Mariana Malta, Eva Méndez e Ana Alice Baptista
Idioma: Português (Tradução simultânea para Inglês)

Resumo:Tem recursos que deseja publicar na Web? Como pretende descrever esses recursos? Por onde pensa começar? Esta workshop tem como objectivo a aprendizagem prática do desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados (PA). Um PA é um esquema que define registos de metadados, descrevendo a estrutura e o conteúdo dos dados, definindo que elementos de diferentes esquemas de metadados, optimizados para uma contexto de aplicação em particular, servirão a descrição dos recursos. Um PA é um constructo que potencia a interoperabilidade semântica entre uma mesma comunidade de prática, e entre uma comunidade de prática e a comunidade mundial de metadados, daí a sua importância. Os participantes irão realizar actividades de grupo, simulando o trabalho de desenvolvimento de um PA. Os grupos poderão juntar-se por contextos de aplicação, ou grupos de interesse semelhantes, de forma a potenciar sinergias entre os participantes. Convidamos os participantes a trazerem os seus problemas reais de forma a tornar a workshop o mais prática possível. No final pretende-se que os participantes compreendam o conceito de PA, a sua importância no eco-sistema dos Dados Ligados e Abertos (Linked Open Data), e ainda aprendam, tanto quanto possível, como um PA se desenvolve.

Interessado? « Clique aqui» para ver um vídeo de introdução à Workshop em Português (legendas em Português ou em Inglês).

« Mais informação...»

 

Workshop patrocinada por:

DCMI Education and Outreach Committee


Training the Trainer of Linked Data

Título da Workshop: Formar os Formadores de Dados Ligados
Dia/Hora: Terça, 1 de Setembro; 8:30-17:30
Formadores: Seth van Hooland & Ruben Verborgh
Idioma: Inglês (tradução simultânea em Português)

Resumo: Os Dados Ligados (DL) ganharam ímpeto e os seus adeptos estão ansiosos por utilizar os princípios dos DL a fim de tirar mais valor dos metadados. Os manuais e os materiais de formação disponíveis focam-se numa audiência com uma background informático. Contudo, as pessoas que não tiveram uma educação técnica têm dificuldade em perceber o que DL pode significar para elas. Esta workshop prática que durará todo o dia vai-nos dar uma visão geral dos métodos e estudos de casos a partir do manual "Linked Data for Libraries, Archives and Museums" (2014, ALA/Neal-Schuman) (Dados Ligados para Bibliotecas, Arquivos e Museus).

Utilizando ferramentas e dados que estão disponíveis com utilização livre, esta workshop ensinará como limpar, reconciliar, enriquecer e publicar metadados. Os participantes aprenderão questões relacionadas com conceitos, métodos e ferramentas que podem utilizar por conta própria, ou ensinar outras pessoas nas instituições a que pertencem para tirar mais valor dos metadados. Esta workshop é parte da Train the Trainer (Formar o Formador), série de workshops, tutoriais e webinars dedicados a desenvolver mais a força de trabalho profissional dos metadados. A workshop é uma versão actualizada de uma outra semelhante que se realizou em DC-2014.

« Mais informação...»

 

Workshop patrocinada por:

DCMI Education and Outreach Committee


Sessões Especiais da Conferência


Schema.org Extending Influence Título: Schema.org Dados estruturados na Web—Uma influência que se estende
Dia/Hora: Quarta, 2 de Setembro; 16:00-17:30
Hospedado por: Richard Wallis, Technology Evangelist, OCLC e Chair, Schema Bib Extend W3C Community Group
Idioma: Inglês (tradução simultânea em Português)

Resumo: Com base no sucesso das sessões especiais Schema.org das duas conferências internacionais da DCMI anteriores, esta sessão terá relevância para todos os que têm interesse no Schema.org desde os seus princípios básicos, influência e alcance para os dados estruturas na Web, até às propostas de extensão para ganhar profundidade específica do domínio no vocabulário à medida que ele evolui. Haverá um pequeno número de apresentações das pessoas que trabalham activamente na evolução e aplicação do Schema.org. Seguir-se-á um período de “perguntas e respostas” abertas e uma sessão de discussão explorando aspectos de interesse para todos.

« Mais informação... »

 

Patrocinador da Sessão Especial:

OCLC


 
Research Data session logo Título: Current Developments in Metadata for Research Data
Dia/Hora: Quarta, 2 de Setembro; 10:30-12:00
Líderes: Alex Ball, Jane Greenberg & Jian Qin
Idioma: Inglês (tradução simultânea em Português)

Resumo: A pesquisa e desenvolvimento atingiu um ponto crucial onde se encontram o BIG DATA, os metadados e a ciber-infraestrutura. A pesquisa impulsionada pelos dados gera quantidades maciças de dados a uma taxa sempre crescente. Foram construídos, e continuam a ser construídos, numerosos repositórios de dados para armazenar, arquivar, gerir e facilitar a descoberta e utilização destas vastas fontes de dados. Isto origina, para os gestores de dados, investigadores e políticos, diferentes conjuntos de questões que se relacionam com a gestão, a curadoria, a descoberta e a utilização de dados. Contudo, todos eles reconhecem o papel capacitador dos metadados na gestão e alavancagem de valor dos dados de pesquisa na descoberta do conhecimento.

Esta sessão especial da Comunidade DC-SAM tem as duas finalidades que se seguem:

  1. relatar actividades recentes dos metadados que sejam relevantes para a gestão e curadoria dos dados de pesquisa;
  2. promover a troca de informação entre os membros das diferentes comunidades através de discussão aberta.

Para cumprir o segundo objectivo, os participantes serão convidados a partilhar as suas experiências e preocupações em relação aos padrões dos metadados, melhores práticas para os dados científicos e tópicos semelhantes. Esta sessão pretende ser acessível a todos, incluindo os que não participaram anteriormente em iniciativas DCMI. Encorajamos a participação de pessoas que vêm pela 1ª vez e das que não são peritas na matéria.

« Mais informação... »

 

Sessão Especial patrocinada por:

DC-SAM Community


 
Cultural Heritage Linked Data logo Título: Dados Ligados no contexto da Herança Cultural
Dia/Hora: Quarta, 2 de Setembro, 14:00-15:30
Apresentadores: Stefanie Rühle, Kai Eckert & Francesca Schulze
Idioma: Inglês (tradução simultânea em Português)

Abstract: A ligação em rede global da ciência e da cultura atingiu novas dimensões na última década e foram criadas novas pontes de ligação da herança cultural (por exemplo, Europeana, Digital Public Library of America (DPLA) com a finalidade de contextualizar objectos da herança cultural através das fronteiras das organizações, países e disciplinas. Os metadados utilizados neste contexto têm que ser Dados Abertos Ligados, isto é, dados que obedecem aos princípios dos dados ligados conforme a definição de Sir Tim Berners-Lee. Mas a maior parte dos dados que as organizações da herança cultural fornecem hoje em dia foram criados utilizando padrões e esquemas pré-Web e, por isso, só em parte estão em condições de serem utilizados no Mundo dos Dados Ligados. Esta sessão apresenta projectos empenhados na publicação dos dados da herança cultural como Dados Ligados e mostrará alguns dos problemas com que surgiram e algumas das soluções que foram encontradas para tornar os dados apropriados à Web Semântica.

« Mais informação... »


 
DCMI Technical Board Roundtable Título: Mesa Redonda DCMI
Dia/Hora: Quinta, 3 de Setembro; 16:00-17:30
Moderador: Kai Eckert, Stuttgart Media University, Alemanha & DCMI Technical Board Co-Chair
Idioma: Inglês (tradução simultânea em Português)

Resumo: A DCMI vai acolher uma discussão em roda livre sobre arquitectura, filosofia e os aspectos práticos do desenho dos metadados e melhores práticas. A discussão incluirá tendências correntes e emergentes, assim como questões abertas. Encorajamos a audiência a participar activamente e a levantar questões.

Painel da mesa redonda & Moderador:

  • Tom Baker, Universidade de Sungkyunkwan, Coreia & DCMI, Alemanha
  • Paul Walk, EDINA, Reino Unido
  • Ana Alice Baptista, Universidade do Minho, Portugal
  • Richard Wallis, OCLC, Reino Unido
  • Stefanie Rühle, SUB Goettingen, Alemanha
  • [Outros TBA]
 

Sessão Especial patrocinada por:

DCMI Technical Board logo


  Image: More to come!  

 





DCMI logo DCMI's work is supported, promoted and improved by « Member organizations » around the world:

The National Library of Finland The National Library of Korea The National Library Board Singapore
Shanghai Library Simmons College GSLIS (US) Information School of the University of Washington
SUB Goettingen Research Center for Knowledge Communities, Tsukuba University Infocom Corporation (Japan)
UNESP (Brazil) Universisty of Edinburgh ZBW (Germany)
CEDIA

DCMI logo DCMI's annual meeting and conference addresses models, technologies and applications of metadata

Join logo
Become a DCMI